Curso: Leitura e Produção de Texto
1. Atividade de familiarização com as letras.
v Atividades que buscam propiciar o acesso a vários textos: Leituras diárias em sala de aula; Aulas-passeio com exploração de textos no meio da rua (placas, cartazes, panfletos); Exploração de rótulos de embalagens.
v Bingo de letras em fichas de palavras (fichas com os nomes dos alunos ou com títulos de músicas ou outras palavras importantes para o grupo).
v Escrita de palavra e textos (individual e coletiva) cotidianamente.
v Colagem de textos em murais que foram trabalhados em sala de aula (listas, músicas, provérbios).
v Confecção de quadro de letras, para afixar na parede ou guardar num local de fácil acesso e deixar como fonte de informações.
2. Atividades que objetivam a construção de palavras estáveis.
v Atividades de escrita do próprio nome (com abecedário, com silabário, no papel).
v Produção e exploração de fichas de chamada.
v Bingos com os nomes dos alunos da sala.
v Palavras cruzadas com os nomes dos alunos.
v Formação do próprio nome a partir das letras embaralhadas em um envelope.
v Bingo de rótulos.
v Quebra-cabeça de palavras “estáveis”.
3. Atividade que destacam análise fonológica.
v Leitura/ cantoria de textos com rimas e aliterações.
v Jogos de rima (desafios).
v Jogos fonológicos orais.
v Jogos fonológicos com figuras.
v Reconhecimento e palavras que comecem, terminem ou tenham partes com sons similares.
v Produção de textos coletivos rimados (poemas).
4. Atividade de composição e decomposição de palavras.
v Análise – síntese de palavras em grande grupo.
v Palavra mágica (composição de palavras com as letras de uma outra palavra – macarrão: cama, maca, carrão...).
v Contagem de sílabas e letras nas palavras.
v Exercício de comutação (substituição de letras dentro de palavras para composição de outras palavras).
v Atividades de formar palavras com silabário e abecedário.
v Dominós.
v Quebra-cabeças.
v Jogos de ordenar pedaços de palavra (quebra-cabeças de sílabas).
5. Atividades de comparação entre palavras quanto ao número de letras ou às letras utilizadas.
v Escrita de palavras que iniciam, terminam ou tenham ped similares.
v Busca de similares (quadro com palavras para que encontrem as similares).
v Busca de diferenças entre palavras apresentadas em pares (cota / conta; pata / pasta).
6. Atividades de “tentativa de reconhecimento de palavras” através do desenvolvimento de estratégias de uso de pistas para leitura.
v Leitura de textos memorizados (canções, parlendas, provérbios, trava-línguas).
v Jogos de montagem de textos memorizados (palavras embaralhadas)
v Montagem de história em quadrinhos (texto lido em outro dia).
v Bingo de palavras.
v Ditado cantado (encontrar a palavra indicada pelo professor quando parou de cantar uma música que estava sendo acompanhada pelos alunos no texto escrito).
v Caçada de palavras (encontrar a palavra ditada em uma lista de palavras).
v Busca de informações em jornais.
7. Escrita de palavras e de textos (que se sabe de memória ou ditados).
v Ditado de palavras e pequenos textos pelo professor (ou de um aluno para outro).
v Ditado mudo (com acompanhamento do professor, passando entre os alunos).
v Escrita de textos que os alunos sabem de memória (provérbios, letras de música, títulos de livros, filmes, listas).
v Escrita de palavras em jogos de grupos (adedonha).
8. Atividades de sistematização das correspondências grafofõnicas.
v Pesquisa de palavras com a letra “X” ou com a sílaba “X”.
v Brincadeira de adedonha (“Animal, fruta, pessoa...”), com sorteio das letras iniciais ou com composição de quadro com todas as letras.
v Baralho de ordenar palavras alfabeticamente.
v Escrita de dicionários temáticos.
v Produção de listas de palavras (textos enumerativos – materiais necessários para uma atividade, produtos que gostariam de comprar, profissões, brincadeiras, músicas).
v Ditado temático, com fichas (figuras em um envelope) para correção ou com trocas entre os alunos para correção.
v Lacunas em palavras (completar partes que faltam em palavras).
v Palavras cruzadas.
9. Atividades de reflexão durante produção e leitura de textos.
As tentativas dos alunos e a confiança na professora eram ingredientes preciosos para a condução da alfabetização desse grupo. Com a crença de que conseguiriam compreender os textos, os alunos investiam na busca de apreender o mundo escrito.
A solicitação de que os alunos leiam e produzam textos e reflitam sobre os textos lidos/produzidos não pode, no entanto, ser realizada com vistas apenas ao domínio do sistema de escrita, pois são muitos os objetivos específicos relacionados a tais eixos de ensino.
Por outro lado, é relevante considerar que os outros tipos de atividades, conforme se pode verificar nos exemplos, podem ser realizados através de análise, leitura e escrita de textos (anúncios, rótulos, poemas, adivinhas, manchetes, dentre outros).
Maria Madalena Dantas de Souza
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